Rugas é uma graphic novel do quadrinista espanhol Paco Roca e retrata uma condição humana ao mesmo tempo tão conhecida e tão menosprezada: a velhice. E esse aspecto foi o que mais me interessou ao adquirir essa hq, já que não vemos muitas histórias em quadrinhos sobre essa temática. O autor costuma abordar assuntos muito inerentes às situações e comportamentos humanos em suas narrativas, o que torna suas obras tão cativantes e sensíveis.
Em Rugas vemos as faces da velhice dentro do cenário asilo, através dos personagens centrais Emílio e Miguel. A história se inicia com Emílio sendo internado no asilo por seu filho e as complicações da doença de Alzheimer que ele sofre, tendo flashes de memórias passadas que se confundem e se misturam às suas vivências atuais, enquanto lembranças vão aos poucos se perdendo.
Miguel apresentando o asilo para Emílio
Eu encontrei a edição de Rugas por acaso enquanto passeava um dia pela Fnac da cidade onde resido. Na época lembro que logo reconheci o nome do quadrinista Paco Roca, já que havia lido uma obra mais antiga dele chamada As Ruas de Areia (Las Calles de Arena). Eu gostei muito da narrativa e ilustrações desse autor e me identifiquei com muitas situações da história, ficou marcado na minha mente. Então quando vi outra obra dele nem hesitei em comprar.
O bem humorado Miguel aceita sua condição de forma realista
Rugas é uma narrativa divertida e que também nos trás reflexões sobre os comportamentos da sociedade em relação aos idosos. O asilo também pode ser considerado um lugar de solidão e abandono para aqueles que são deixados lá por seus familiares. Tem aqueles que aceitam sua condição e se conformam e outros que anseiam e tem esperanças de serem levados embora dali.
A graphic novel foi publicada no Brasil pela Devir Editora em 2017, com 106 páginas. Pode ser encontrada em sites de compras online como a Amazon, Saraiva e similares. Houve também uma adaptação cinematográfica para animação lançada em 2012 na Espanha.
Sou ilustradora e quadrinista e tenho paixão por desenhar, criar narrativas e também colecionar quadrinhos e livros. Me formei em Design Gráfico pois era o curso mais próximo de ilustração. Atualmente trabalho como freelancer em home office e estou empenhada neste blog. Compartilhar o que gostamos é muito mais gratificante e divertido! ^.^