A Diferença Invisível é uma graphic novel autobiográfica que narra a história de Julie Dachez, representada pela personagem Marguerite.

Aqui podemos entender um pouquinho melhor sobre as dificuldades de uma pessoa adulta que se descobre numa condição de doença psicológica muito rara. Para quem olha Marguerite de fora não encontra nada de errado com ela, apenas parece uma garota comum, tímida e reservada. Mas para ela situações cotidianas como o ambiente de trabalho, eventos sociais e ruídos ambientes podem ser angustiantes e insuportáveis. No entanto, o mais difícil além de aprender a lidar com sua própria doença recém descoberta é explicar a situação aos familiares e amigos que se recusam a aceitar que Marguerite tem algum transtorno psicológico.

a diferença invisível capa

O que gostei muito nessa hq além da narrativa, é a forma como as páginas foram coloridas, em tons de cinza e preto e branco, com destaque no vermelho para alguns detalhes como o tênis de Marguerite. Isso realça a questão do ser diferente em pequenas sutilezas que passam despercebidas no dia a dia.

A obra foi produzida em conjunto pela autora francesa Julie Dachez e a desenhista Mademoiselle Caroline, também francesa. Com publicação brasileira em 2017 pela editora Nemo, contendo 192 páginas. É possível encontrá-la em formato impresso e ebook pela Amazon, Saraiva, dentre outros sites.

a dif inv 1