Alice Madness Returns é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Spicy Horse em parceria com a EA e lançado em 2011. O jogo trata-se de uma sequência de American McGee’s Alice e está disponível nas plataformas Microsoft Windows, Playstation 3 e Xbox 360.
A protagonista é a famosa Alice Liddel que conhecemos do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. No entanto, a história do jogo é sombria e macabra, muito diferente do livro infanto juvenil. A tradução do título seria algo como Alice: O retorno à loucura, onde ela é uma jovem adulta morando em um orfanato anos após ter perdido a família em um incêndio na própria casa.

Alice vive em Londres e tem consultas regulares com o psiquiatra Dr. Bumby, que utiliza a hipnose com o intuito de ajudar os pacientes a esquecerem traumas do passado. Alice tem suas memórias perdidas e acredita ser responsável pelo incêndio que matou seus familiares além de ter visões do País das Maravilhas num aspecto sinistro e assustador, com monstros e personagens deformados.

A personagem alterna entre duas realidades, a melancólica Londres da Era Vitoriana em que reside e o País das Maravilhas distópico. Assim como no livro Alice recebe os conselhos do misterioso e sorridente Gato de Cheschire e também encontra armas pelo caminho além de ir ganhando novas habilidades e recompensas após as lutas vencidas. Ela também vai encontrando suas memórias perdidas e assim vai compreendendo o que realmente aconteceu no dia do incêndio.

O vestido e aparência de Alice também vai mudando com o decorrer das fases do jogo. O mais legal é que podemos trocar a vestimenta e algumas armas principais nas configurações. E não é apenas estética, cada roupa tem alguma habilidade característica, como o vestido da lagarta onde se enxerga caminhos invisíveis que só eram possíveis ver com o comando de encolher a personagem. As armas também podem ser evoluídas e vão ficando mais fortes.

Eu gostei muito do jogo e no início achei que não conseguiria jogá-lo no pc pois não tenho muita habilidade com o teclado. A trilha sonora é ótima e a narrativa bem instigante. O jogo é longo e como eu morria várias vezes demorei mais chegar ao final (rsrs). Esse estilo de jogo de aventura é o que mais gosto e já estou querendo jogar novamente. Sem dúvidas o design do primeiro jogo, o American McGee’s Alice dos anos 2000 teve um super up grade com a versão de 2011.


O jogo pode ser encontrado para compra online no site da Origin: