Atypical é uma série original da Netflix para toda a família. A história foi escrita pela roteirista Robia Rashid e contém um misto de drama e muito humor ao nos apresentar a vida do garoto Sam que tem autismo. Ele é um rapaz de 18 anos que vive com os pais, Elsa e Doug e sua irmã mais nova Casey. A série foi lançada em Agosto de 2017 e já teve três temporadas com episódios curtos com média de 28 minutos cada e continua em produção para a 4° temporada.

Sam e sua família em Atypical

A série é descontraída e rapidamente nos envolvemos com Sam e seu cotidiano. Ele tem espectro autista e vive uma vida normal, com uma família unida que o apoia e protege. Em especial sua irmã Casey que mesmo sendo mais nova cuida de Sam como se fosse a mais velha. Ela brinca e implica com Sam de forma humorada, mas se preocupa e está sempre lá por ele.

Sam está no final do ensino médio e tem um trabalho de meio período numa loja de eletrônicos. Seu melhor amigo Zahid trabalha com ele e atua como um conselheiro amoroso e de vida. As cenas do Zahid são muito cômicas pois ele é desinibido e sincero. Sam muitas vezes tem dificuldades de entender a lógica do amigo, até mesmo por causa do seu condicionamento autista, mas sempre conta a Zahid seus segredos e problemas pessoais.

Sam e seu melhor amigo e colega de trabalho Zahid

Sam tem sessões de terapia e recebe incentivo da psicóloga para buscar uma namorada pois isso ajudaria na socialização. Na escola surge a peculiar e enérgica Paige que se apaixona por ele. Essa é outra personagem muito cômica da série que abala o mundo interno de Sam.

Sam e a namorada Paige quando se conhecem

Em Atypical vemos que um autista pode levar uma vida comum; estudar, trabalhar, namorar, fazer faculdade e morar sozinho. É  claro que existem as dificuldades e desafios da doença, além das próprias dificuldades da vida cotidiana como a convivência e eventuais conflitos entre familiares e amigos. Sam tem momentos extremamente conturbados e crises difíceis de conter, mas tem consciência da sua condição autista e sempre faz reflexões e questionamentos sobre si mesmo e a vida, as pessoas e o futuro. Ele é um garoto super sincero que diz literalmente tudo que pensa, o que o torna um personagem tão carismático e divertido. Se incomoda com barulhos ambientes – tanto que precisa usar fones para abafar os ruídos – e é fascinado por pinguins, constantemente fazendo paralelos entre sua vida e a vida desses animais polares.

Sam e a sua irmã
Sam em uma crise sendo apoiado por Casey
sam na faculdade
Sam na faculdade de artes

Eu assisti essa série por recomendação de uma amiga ^^ Na verdade ficou salva na minha lista de favoritos da Netflix por muito tempo e quando eu comecei a assistir não consegui mais parar e via vários episódios no mesmo dia. Dei muitas risadas e me envolvi totalmente com a narrativa. Também aprecio séries de humor leve e episódios curtos. Se você busca uma série divertida e no estilo slice of life (cotidiano) vai adorar Atypical 🙂