F is for Family é uma série animada de comédia voltada ao público adulto e desenvolvida por Bill Burr e Michael Price, tendo sua estréia em dezenbro de 2015 na Netflix.
A narrativa gira em torno de uma família tradicional estadunidense dos anos 1970. Os protagonistas são Frank Murphy, o patriarca, sua esposa Sue e seus três filhos Kevin, Bill e Maureen. Apesar de serem uma família convencional e típica de sua época, têm uma vida conturbada e nada favorável, com muitas confusões e stress. Ou seja, vivem uma vida que nos parece bastante real e autêntica.

Frank é um cara sarcástico e muito nervoso, do tipo pavio curto. Constantemente está discutindo com seus familiares, principalmente seu filho mais velho Kevin, que é o mais semelhante ao pai, tanto na aparência quanto no mau humor, sempre mostrando uma expressão carrancuda, típica desses dois personagens.

Mesmo com tantos conflitos entre os personagens a série animada é uma comédia, com suas cores saturadas e situações bizarras. Eu ri muito de diversas cenas e até senti empatia pelos personagens, em especial a Sue, uma mulher que é uma boa esposa e mãe, que ama a família mas está frustrada e deprimida, pois quer sentir seu valor na sociedade e não ser simplesmente uma esposa/mãe/dona de casa.

Muitas vezes Frank é irritante, com suas ironias e explosões de raiva. Mas ainda assim conseguimos nos identificar com esse personagem e compreender seus sentimentos. Ele é um cara na casa dos 40 anos, que trabalha fora para sustentar toda sua família. Era comum esse papel do homem nos anos setenta e isso gerava uma grande carga de responsabilidade e stress. A sociedade era extremamente machista (não que tenha mudado muito) e isso era normal, assim como comportamentos e piadinhas sexistas.

Frank e Sue tem seus desentendimentos mas se amam e estão juntos desde jovens, quando Frank estudava para ser piloto de avião e Sue era estudante da faculdade de psicologia. Mas a vida deles seguiu por outro caminho quando veio a primeira gravidez e assim ambos abandonaram seus sonhos e se dedicaram a formar uma família. A abertura da série mostra de forma divertida e bem claramente sobre como a vida cheia de burocracia e obrigações pode cortar suas asas e te fixar no chão. Trabalho, casamento e filhos consome e muda o rumo das coisas, não que seja necessariamente ruim.
Abaixo deixo o vídeo do trailer da primeira temporada de F is For Family, está legendado mas todas as temporadas já estão dubladas 😉

F is For Family tem atualmente 4 temporadas, com um total de 36 episódios com média de 26 min cada, todos disponíveis na Netflix. Deem uma espiadinha!
Agora fiquei com ainda mais vontade de assistir a série. O trailer é bem engraçado e fui procurar a abertura no Youtube e achei super criativa. Coitada da Sue, deu para sentir a frustração da personagem. E nossa, tem muitas temporadas! Parece uma série boa para assistir na hora do almoço. Obrigada pela dica, Vanessa!
Que bom que você ficou interessada na série! Realmente é muito divertida, e apesar de serem 4 temporadas vc acaba assistindo super rápido! A cada episódio eu sempre pensava em como uma família pode ser tão azarada! Acho que não foi por acaso que o sobrenome do Frank é Murphy…kkkkk