Layers of Fear é um jogo de terror psicológico desenvolvido pela Bloober Team e lançado em 2016. Pode ser jogado em diversas plataformas como Windows, Linux, e também consoles como PlayStation 4, XBox One e Nintendo Switch.

A narrativa é sobre um pintor da era vitoriana, meados do século XIX, que percorre sua casa vazia e quase totalmente escura em busca de objetos que revelem acontecimentos sobre seu passado. O objetivo é terminar uma pintura em sua tela que é feita em 6 partes, representando objetos encontrados para cada parte. A sala do pintor, onde está a tela é o único check point e para salvar é necessário chegar nela. É um jogo de exploração e escolhas, já que depende dos caminhos e ações adotadas pelo jogador. Os cenários também mudam constantemente, técnica conhecida como puzzles, em que se procura por pistas visuais que vão decifrando a história.

O jogador é em primeira pessoa, ou seja, vemos a partir da visão e perspectiva do personagem que controlamos. Simula como se estivéssemos dentro do cenário do jogo, dessa forma não enxergamos o personagem e sim através dele. Essa técnica é bem interessante pois nos permite maior imersão e envolvimento com o jogo juntamente com os fones de ouvido, que são essenciais para a jogabilidade.

Layers of Fear foi a minha primeira experiência com jogos em PC desse gênero. Como nunca fui boa em jogos de terror como o Resident Evil, imaginei que não conseguiria jogar, mas gostei muito desse jogo, apesar dos vários sustos e tensões. Descobri que realmente gosto de jogos de exploração e liberdade de escolha do jogador. Em Layers of Fear temos 3 possíveis finais, dependendo de nossas escolhas e ações no decorrer do jogo.

É possível encontrar Layers of Fear no Epic Games e no Steam. Os valores são acessíveis e algumas vezes pode estar gratuito. Basta ficar de olho! A boa notícia é que também tem a opção de legendas em português. 🙂