As crônicas de Nárnia são uma série de livros do autor Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis. Tratam-se de contos sobre fantasia, envolvendo tramas com crianças transportadas para o reino de Nárnia, onde há o misterioso leão Aslam, feiticeiros e animais falantes. As crianças passam a vivenciar aventuras e batalhas, ao mesmo tempo que vão amadurecendo e aprendendo sobre esse fantástico mundo mágico. A edição que tenho e li foi o compilado dos sete livros, publicado no Brasil pela editora Martins Fontes em 2015, com uma média de 752 páginas.

Os livros foram publicados originalmente entre os anos de 1950 e 1956 no Reino Unido e ganharam destaque em vários países como literatura fantástica. No Brasil foi o lançamento do filme O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa em 2005 que fez com que os livros ficassem mais conhecidos por aqui. Eu mesma, só soube da existência dos livros após assistir ao filme… não que tenha sido a primeira vez que descubro os livros só depois de conhecer os filmes ou séries relativas a eles… >.<

livro e filme nárnia
Capa do livro em volume único e ao lado imagem do filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa.

“Nesta direção”, disse o Gato, girando a pata direita, “mora um Chapeleiro. E nesta direção”, apontando com a pata esquerda, “mora uma Lebre de Março. Visite quem você quiser, ambos são loucos.”
“Mas eu não ando com loucos”, observou Alice.
“Oh, você não tem como evitar”, disse o Gato, “somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.”
“Como é que sabe que eu sou louca?”, disse Alice. “Você deve ser”, disse o Gato, “senão não teria vindo pra cá.”​

Alice no País das Maravilhas é um livro infantil do gênero literário fantástico e nonsense do autor Charles Lutwidge Dodgson, conhecido pelo pseudônimo Lewis Carrol. A obra foi publicada originalmente em 1865 no Reino Unido e conseguiu sucesso mundial, tendo centenas de edições em diversos países até a atualidade. Também surgiram várias adaptações para cinema e desenho animado, incluindo versões da Disney.

alice box 150 anos
Edição comemorativa de 150 anos de Alice, publicado em 2015 pela Cosac Naify.

Eu tenho muito orgulho de ter essa edição especial de 150 anos da Cosac Naify. Sem dúvidas uma edição linda, contendo dois livros; Alice no País das Maravilhas e Alice no Outro Lado do Espelho. Eu já havia lido a obra na adolescência, num livro simples que recebi da escola e fiquei fascinada pela história desde então. Soube que Lewis Carrol criou a narrativa quando velejava num barco à passeio com um amigo e três garotinhas que eram irmãs, sendo a mais nova chamada Alice Liddell. Ele improvisou a narrativa para distrair as meninas e dali a 3 anos ele redigiu o livro baseado num manuscrito sob título Alice Debaixo da Terra. Acredito que Carrol nunca imaginou a repercussão que teria sua história, criada de forma despretensiosa.

alice no pais das maravilhas livro
Ilustração da publicação original de John Tenniel

Eu gostei muito do filme animado produzido pela Walt Disney e lançado em 1951, nos Estados Unidos. Também assisti a versão live action sob a direção de Tim Burton, lançado no cinema em 2010. Gosto mais do desenho animado, mas recomendo os dois filmes e principalmente a leitura do livro, que é a versão original do criador, diferente de adaptações. O livro pode inclusive ser encontrado gratuito na Amazon para o kindle. Basta ficar de olho nos ebooks gratuitos disponibilizados todos os dias no site. Alice no País das Maravilhas é um livro tanto para crianças quanto para adultos.

alice no país das maravilhas filmes
À esquerda filme animado da Disney e à direita live action de Tim Burton.

As Crônicas de Nárnia e Alice no País das Maravilhas são obras de fantasia envolvendo crianças que vivem aventuras em um mundo mágico. Elas saem de seu próprio mundo e são transportadas para uma realidade alternativa. Antigamente eu cheguei a me confundir achando que o autor das duas obras era o mesmo devido suas assinaturas serem parecidas. O autor de Nárnia assina como C. S. Lewis (Clive Staples Lewis) e o autor de Alice assina como Lewis Carrol, mas é apenas um pseudônimo. Bom, existe uma diferença de 85 anos entre a publicação das duas obras, sendo Alice a mais antiga. Então seria meio complicado serem do mesmo autor..rsrs