"Um romance único, numa narrativa simples e profunda, que revela traços de uma grande amizade, companheirismo e solidão." Um homem comum e um cachorro fiel passam pelos momentos mais complicados juntos.

O Cão que Guarda as Estrelas é um mangá seinen do autor Takashi Murakami, publicado pela JBC no Brasil em 2014, volume único em 200 páginas.

capa o cão que guarda as estrelas
página cão que guarda estrelas2

A narrativa gira em torno de Happy, um cachorrinho da raça akita e o amor por seu dono a quem chama de Papai, um homem simples que acaba passando por dificuldades como desemprego e rejeição familiar. O cachorrinho foi encontrado numa caixa junto com outros filhotes pela filha ainda criança do protagonista. Assim ele acaba ficando responsável por cuidar de Happy e daí nasce grande estima pelo animalzinho sempre amoroso e alegre.

Happy é quem narra toda a história, e vemos como sua perspectiva de cãozinho é amável e doce e o quanto seu dono Papai é precioso para ele. Quando Papai se encontra desamparado pela família sai em viagem no carro com seu cachorrinho, o único que jamais o abandona e o ama de forma incondicional. Eles vão viajando por cidades no Japão sem rumo ou grandes expectativas, apenas vivendo cada dia.

Eu realmente me senti comovida com essa história e devo dizer que fiquei triste ao ver o quanto as pessoas podem ser egoístas ao descartarem aqueles que não seguem os padrões. Muitas vezes parece que abandonar é mais fácil que apoiar e tentar ajudar aos outros, mesmo que sejam pessoas próximas como familiares. Acredito que O Cão que Guarda as Estrelas seja a narrativa do gênero slice of life que mais me impactou.

capa mangá o outro cão que guarda estrelas
página mangá o outro cão que guarda estrelas
página o outro cão que guarda as estrelas

Em 2015 a JBC publicou outra obra semelhante do mesmo autor, o mangá O Outro Cão que Guarda as Estrelas. Também em volume único e retratando a história de um dos irmãozinhos de Happy que estava na caixa quase morrendo quando acaba sendo adotado por uma senhora solitária e um tanto amarga. Personagens do primeiro mangá surgem também no segundo volume, mostrando outros ângulos da narrativa. Lembrando que apesar de ambas as obras fazerem parte de um mesmo contexto são independentes e funcionam de forma separada.

Uma curiosidade é que “cão que guarda as estrelas” é uma expressão japonesa que refere-se à pessoas sonhadoras que desejam o impossível de se alcançar, como as estrelas.

Os mangás podem ser encontrados em livrarias ou sites de compra online. Boa leitura!