Siren’s Lament é uma webcomic da autora conhecida pelo pseudonimo virtual instantmiso. Está publicada na plataforma de quadrinhos online Webtoon. Continua em desenvolvimento e conta atualmente com 173 capítulos divididos em 2 temporadas, traduzido em português pelos fãs até o capítulo 168, e seguem com a tradução 🙂
A narrativa gira em torno de Lyra, uma jovem meiga e tímida que está administrando a floricultura de sua avó em tempo integral devido ao afastamento da mesma por motivos de saúde. A avó está internada há algum tempo e Lyra sempre vai visitá-la, já que ela é a única família que Lyra tem e por isso sente muito medo de perde-la, e assim deseja intensamente sua recuperação e volta à floricultura.
Deixo o link para quem quiser ler ou dar uma espiada em Siren’s Lament 😉

Siren’s Lament poderia ser traduzido como Lamento das Sereias ou algo similar e isso é melhor compreendido no decorrer da história. A cena acima é do capítulo inicial e é o ponto de partida da trama de Lyra, Ian e Shon. Sim, temos um triângulo amoroso, mas não é desses triângulos enfadonhos e melosos. O romance é entre Lyra e Shon, mas Ian revela ser mais que um narcisita fanfarrão ao longo da série e se torna um personagem muito carismático e envolvente.


Sem dúvidas Siren’s Lament é uma história em quadrinhos de muito humor e a comédia interage bem com o drama, sem parecer forçado ou exagerado. Quem lê se comove e também se diverte com as situações e personagens, em especial Ian, que é um cara que adora se gabar. Comédias à parte, o elemento mais interessante da história é a fantasia, baseada na existência das sereias, mas não como imaginamos ou lembramos de outras histórias. Aqui ser uma sereia é um tipo de maldição.

Eu comecei a ler essa webcomic por recomendação de uma amiga. Ela me passou o link com a versão traduzida em português, mas eu só havia lido o primeiro capítulo e depois deixei salvo nos meus favoritos por muuuuuito tempo (rsrs). Até que nessa quarentena, passei a ler webcomics e retomei Siren’s Lament. Simplesmente amei e li vários capítulos de vez. Fui lendo todos os dias e continuo lendo. Espero a tradução dos fãs e volto a ler.
Quem me conhece sabe que eu sou fascinada por sereias e essa história é uma narrativa contemporânea bem diferente das histórias que já li/assisti sobre sereias. E fácil se identificar com personagens, sentimentos e situações de vida aqui, como a dificuldade de sermos sinceros sobre nós mesmos e o que realmente desejamos. Sobretudo, como os sentimentos de amor podem nos ferir e deixar marcas para a vida toda.

O que mais gosto nas webcomics é a forma fluída e dinâmica da narrativa em rolagem para baixo, com menos quadros por página. E em Siren’s Lament as ilustrações são muito bonitas e delicadas. A ilustradora domina em anatomia tanto feminina quanto masculina e em cenários, especialmente cenas do mar. É um deleite para os olhos *..*
Se essa história fosse um mangá eu diria que é um josei com toques de shoujo. Os personagens são adultos mas em vários momentos vivem os dramas de amor comum aos adolescentes, como a timidez, o medo e a insegurança.
Um outro elemento interessante de Siren’s Lament é que tem fundo musical com sons de piano a cada capítulo. Você pode ativar para ter som ou não.